Tudo sobre dor de cabeça:

A dor de cabeça costuma surgir sem hora para chegar e muito menos para ir embora. Aquele incômodo chato com certeza já angustiou todo mundo em algum momento da vida. Mas será que sabemos exatamente o que é a dor de cabeça e quais os tipos?

É considerado cefaleia, mais conhecido como dor de cabeça, toda a dor de intensidade variada na região do crânio (testa e nuca principalmente). É um desconforto considerado comum, que afeta majoritariamente as mulheres com um percentual de 96%. A dor de cabeça pode decorrer de stress, ansiedade,noites de sono em claro, bruxismo e muito mais motivos.

Tipos de dor de cabeça 

Existem mais de 250 tipos de dores de cabeça, mas o distúrbio é dividido basicamente em duas categorias: primárias e secundárias.

Dor de cabeça primária

As dores de cabeça primárias são aquelas em que a própria dor de cabeça é a doença. Ou seja, não há uma outra doença que a justifique, nenhuma alteração na estrutura do sistema nervoso, os exames são normais. Nesses casos, o que ocorre é uma alteração no funcionamento de algumas áreas do cérebro, geralmente de origem genética, que predispõem os pacientes a desenvolverem os sintomas.

E elas ainda são subdivididas em:

  • Enxaqueca;
  • Dor de cabeça do tipo tensional;
  • Dores de cabeça trigêmino-autonômicas; 
  • Dores de cabeça mais raras.

Dor de cabeça secundária 

Já a dor de cabeça secundária está associada a outras doenças que desencadeiam o incômodo, costumam ter início recente. Como por exemplo: alguma infecção, traumatismo craniano e/ou cervical, problemas vasculares, hábitos alimentares, medicações, problemas no nariz, olhos, boca ou dentes. Nesse quadro, o mais importante é tratar a doença raiz que está causando a dor de cabeça.

Importância do diagnóstico 

O diagnóstico para identificar qual é o tipo da dor de cabeça, realizado por um médico da área, é essencial para a escolha e início do tratamento para cada caso. Tudo começa com um levantamento histórico detalhado sobre as queixas do paciente e posteriormente, passa-se para a realização de exames focados nas características descobertas pelo profissional. 

Deve-se procurar ajuda quando o caso de dor de cabeça for constante, remédios não fazerem mais efeito, as dores se intensificaram e mudarem de característica de tempos em tempos.

Dr. Paulo Faro
Neurologista🧠
CRM PR: 32102 RQE 22885